quarta-feira, 8 de maio de 2013

23 de abril de 2013 - Nova Delhi

Acordei com o delicioso chai (chá indiano) feito pela mãe da Manu, acompanhado de biscoitos. Carinhosamente recebido na cama! Mas antes de realmente "acordar" fui surpreendida às 7h da manhã pela diarista que vai lá todos os dias limpar toda a casa. Ela entrou no quarto, acendeu a luz (foi quando abri os olhos), varreu o chão, limpou todos os móveis e saiu. Voltou 2 minutos mais tarde para lavar o chão. Em seguida colocou o ventilador de teto com mais velocidade, esperou uns minutos, diminuiu, apagou a luz e saiu do quarto. Essa cena passou-se todos os dias em que lá estive. Depois de limpar os quartos ela sempre ajudava na cozinha e ia embora. A família não mora em Nova Delhi, estava lá apenas porque o pai da Manu esteve doente e precisou de cuidados médicos, de modo que utilizam a casa apenas por pequenos períodos.
Devido ao calor insuportável que faz durante vários meses, a casa tem ventiladores de teto em todas as divisões (inclusive no banheiro) e na sala de estar, além de 2 ventiladores tem um ar condicionado. Para garantir o clima agradável dentro de casa os ventiladores nunca são desligados.
Depois do chai com biscoitos, que eu pensava ser o meu café da manhã, a Manu pergunta-me que horas eu quero o café da manhã... ??? Eu falei que já tinha tomado café da manhã! E ela me explicou que eu tive apenas o chá. O café da manhã vem a seguir... Então ela preparou-me duas fatias de pão de forma com queijo em creme e salame de frango salteado com algumas especiarias (pimenta incluída), e algumas fatias de presunto de frango. Só não comi tudo porque estava realmente cheia!!!
Uma hora a seguir ao café da manhã havia sempre sumos naturais ou fruta, isso quer dizer que ficar com fome aqui está fora de questão. Por volta das 13h tivemos o almoço (roti/chapata com dhal de lentilhas e frango) sempre com pimenta e bastante especiarias, o que torna a comida mais deliciosa, com sabores únicos!
Neste primeiro dia fomos visitar os mercados abertos (para nós é uma feira mesmo), com coisas lindas! Se não fosse o limite de bagagem perderia a cabeça! Coisas lindas e baratas! Roupas, batas, sandálias bordadas à mão, brincos, pulseiras, bolsas, estátuas de deuses indianos por todos lado, de todas as cores e feitios! Vendedores ambulantes de comidas e bebidas (aqui é que devemos ter um certo cuidado). As roupas coloridas das barracas e lojas contrasta com o lixo das ruas e da pobreza extrema que se vê por todo lado, com pedintes, incluindo crianças.



Paramos para beber um "coca-cola" feita na hora onde o rapaz mistura água gaseificada com um pó. Realmente não gostei nada! Preferi uma coca-cola industrializada que eu alternava com água engarrafada devido ao forte calor.
No centro de Nova Delhi encontramos de tudo, inclusive Sadhu... Sim, aqueles que só costumamos ver no National Geografic Channel...

Se você tem a pele e cabelos claros, andar no mercado de Sarojini Nagar, sozinha em Nova Delhi é pedir para ser enganada. Os vendedores vão fazer de tudo para levar o máximo de dinheiro possível por uma peça de roupa ou o que seja. Por isso o negócio é barganhar/pechinchar. A Manu só me avisou para lhe mostrar o que eu gostasse e ficar calada. O resto era com ela. Ela tentava baixar o preço e quando a cara do vendedor já ficava séria demais significava que já tinha chegado a um preço justo e ele não ia baixar mais. O passo seguinte era pagar e passar para a próxima loja. Aliás, pagar no primeiro dia foi coisa que não consegui fazer. A Manu pagava-me tudo, dizia que era presente para mim. Obviamente já estava a ficar com vergonha e no fim da tarde comecei a dizer que ia comprar presentes para amigos e família. Foi só no que gastei dinheiro.
Uma menina de uns 4 anos veio vender-me uma pulseira dizendo que custava 2 rupias. Depois de colocar no meu braço disse que eram 10 rupias. A Manu deu-lhe 10 rupias e ela... pediu mais... Os vendedores das ruas vão sempre pedir mais e mais. Cabe a nós sabermos a hora de parar.

Como todo bom indiano, o rapaz que nos acompanhava para dirigir o carro, tinha fome e fomos procurar lugar para comer. Eram quase 16 horas e ele precisava de um lanchinho... Paramos na Mc Donalds, onde há muitos menus! Uma variedade enorme de menus vegetarianos e alguns de frango e peixe. Esqueça carne de vaca e de porco na McIndia! Os menus sem pimenta contam-se nos dedos (talvez seja para dar uma chance ao turista). Comi um McSpicy delicioso, com pimenta na medida. Depois comi um bocado do sanduiche da Manu que tinha tanta pimenta que nem ela nem eu que gostamos de pimenta conseguimos comer (tudo) porque até que comi um bocado... :)

O rapaz que estava conosco sentiu fome 5 minutos depois de sairmos da McDonalds, então paramos para beber lassi de coco (bebida típica indiana, doce) e depois seguimos para uma tasca/boteco onde comi umas batatas salteadas com especiarias deliciosas!


Se você gosta de comida indiana não tenha medo de entrar num restaurante qualquer no centro da cidade e pedir um prato típico. Eu já estava cheia, mas tive de provar mais um lanchinho... que mais parece um almoço...


Depois de andar bastante e de ter comprado (ganhado) várias roupas e acessórios, voltamos para casa. Cansada de andar e morta pelo calor!
E como não poderia ser diferente, um grande jantar com bastante comida esperava-nos em casa....

Sem comentários:

Enviar um comentário