sábado, 11 de maio de 2013

26 de abril de 2013 - Nova Delhi

Um dia muito divertido em shopping, mercado e jantar a noite.
Foi o primeiro shopping que entrei em Nova Delhi e nada difere dos centros comerciais da Europa / Brasil. Lojas de grifes e as mais baratinhas, praça de alimentação com fast food e muita gente fazendo compras de um lado para o outro. A única diferença era que mesmo no shopping as pessoas olhavam muito pra mim, principalmente os vendedores.
Para entrar no shopping, o carro passa por uma rápida vistoria dos seguranças. Até a mala do carro é verificada. Depois de sairmos do carro e nos dirigirmos à entrada do shopping também nós passamos pela segurança. Há duas portas com detectores de metais, uma para mulheres e outra para homens. Depois de passarmos pelo detector, entramos atrás de uma zona fechada com cortinas para sermos revistadas por uma polícia feminina. Ela passa a mão rapidamente a volta do nosso corpo quase sem tocar e olha as nossas bolsas. Depois sim, podemos entrar no shopping.
A Manu entrava em lojas como Zara (caríssima por sinal), Mac, Benneton, Mango etc... A mim nada dizia estas lojas, eu ia mesmo a procura de lojas com roupas tradicionais. Apaixonei-me pela Global Desi e LifeStyle onde comprei vestidinhos, batas e acessórios indianos. Antes de ir ao shopping conversei seriamente com Manu para não pagar mais minhas compras, rs... Falei que desta forma já não ia gostar de nada porque já estava a ficar sem graça como uma criança a gostar e querer tudo. Ela concordou em não pagar roupas e acessórios, mas só. De resto não comprei uma única garrafa d'agua!

Lanchinho: copo de milho cozido com limão e pimenta...


Eu estava morta por um café! Por já conhecer um pouco da cultura indiana em Portugal, levei na mala um pacote de café em pó. Mas não me passava pela cabeça que não iria encontrar um coador em lado  nenhum. No shopping encontrei um Coffee Shop e corri para lá, como se estivesse visto um oásis no meio do deserto.

Ao voltar do shopping fomos a casa da vizinha e comentei que queria comprar algumas estátuas de Ganesha, Saraswati, algumas coisas para decoração e um saree. A senhora ofereceu-se para ir junto, pois conhecia lugares bons para comprar este tipo de coisa. Foram as compras mais rápidas e engraçadas da minha vida! Primeiro que fomos de cycleshaw (o homem vai pelo centro da cidade pedalando com a gente atrás). Foi muito divertido e eu ia tirando foto da cidade toda.


Segundo que ao chegarmos, a senhora andava quase a correr, entrando e saindo de lojas a puxar-me pela mão (e eu a tentar puxar a Manu atrás), a atravessar a rua naquele trânsito louco, passando entre carros, tuck tuck (rickshaw), cycleshaw, motos, bicicletas e de vez em quando até uma vaquinha tranquila, passeando indiferente a toda aquela confusão. Eu não sabia se ria às gargalhadas ou se olhava o trânsito para não ser atropelada...




Sair para fazer compras com indianos e não parar para comer, não existe. Compramos Mathri, que adoro e já havia comido muitas vezes em Portugal.

Na volta para casa, enfim, voltamos no famoso tuck tuck, conhecido na India como rickshaw. Emocionante! Pega uma velocidade surpreendente e a todo momento a gente pensa que vai bater no carro da frente. Além de não bater ainda consegue passar por qualquer brecha no meio do trânsito. Eu assustava-me a todo momento, mas as minhas companheiras... tranquilas, tranquilas...

No regresso, ainda comi uma chamuça na casa da vizinha e ao chegar a casa, a pensar que ia dormir, fui informada de que ia jantar a casa de uns amigos da família. Foi pousar as sacolas de compras e sair.
Fomos eu, Manu e Mama Ji. O pai ficou em casa pois ainda estava a recuperar a saúde. A família era muito simpática, com dois filhos adolescentes, a Priyanka e o Himanshu. Como sempre fazem questão de servir boa comida e só sentam para comer também quando certificam-se que todos os convidados estão bem servidos. É engraçado pois vamos jantar a casa deles, mas não comemos todos juntos. A dona da casa só começou a comer depois que nós já estávamos na sobremesa. Foi quando ela sentou-se e "relaxou", pois enquanto comíamos estava sempre a levar coisas para a mesa e a perguntar se estava bom, se queríamos mais...
A conversa era praticamente toda em Punjabi e eu ficava mais calada, óbvio. Uma hora a Manu olhou pra mim e disse em inglês "A mama é só elogios pra você, Haialla!" Foi quando a mama olhou para mim e falou para a dona da casa: "she is my daughter" (ela é minha filha).
Ao voltar para casa fui dormir sentindo que eu já somava mais 10 kilos ao meu peso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário