domingo, 19 de maio de 2013

28 de abril de 2013 - Delhi - Chandigarh

Após o chai matinal despedimo-nos da Mamaji e do Papa e pegamos a estrada para Chandigarh. Eles ficaram em Delhi por conta da saúde do pai.
Paramos no meio da estrada para um segundo café da manhã, eu, Manu e Micky. O primeiro prato de café da manhã  foi masala de feijão com pão e salada de cebola, com bastante pimenta, claro. O segundo foi roti com paneer (queijo indiano) e foi o roti de queijo mais delicioso que já comi na minha vida!




Voltamos à estrada e só paramos em Chandigarh. Esta cidade é para esquecer tudo que você sabe sobre as cidades indianas: é limpa, organizada, cheia de jardins, muita área verde e o trânsito funciona sem a confusão de Delhi. Vacas, só na entrada da cidade, o que foi uma pena, pois eu adorava vê-las passeando tranquilamente no meio dos carros, ônibus e tuck tucks... O alto nível de vida aqui também é bastante visível, com grandes vivendas e carros de luxo.



Chegamos à casa da família e apareceram 2 pessoas para descarregar o carro. A primeria foi a Manju, empregada da casa há mais de 10 anos; e o Samu, um rapazinho muito querido, de 14 anos, que vive na casa da família e ajuda no dia-a-dia. Fui apresentada aos dois e ao entrar na cozinha reparei que a Manju já estava a começar a preparar o chai. Pedi a ela para que fosse eu a terminar, afinal, eu já sei fazer o chai! Aprendi em Lisboa com Gagan, que por acaso é irmão da Manu e do Micky.
Depois de beber o chai, descansei até o final da tarde, quando a Manu deu-me de presente em nome da Mamaji e do Papa um lindo traje indiano, típico do Punjabi. A roupa não vem costurada dos lado e a calça tem de ser feita depois, vem apenas o pano. Tudo é feito depois de comprar por uma costureira, à medida da pessoa. Fui com a Manju à uma casa onde um rapaz que aparentava ter uns 16 anos tirou-me as medidas enquanto a costureira anotava em um papel.
Ganhei também uma roupa típica de Goa, brincos, maquiagem e cosmética. Só mimos :)
Saímos à noite para dar uma volta na cidade. Fomos ao Sector 1 (a cidade é dividida por sectores, como os bairros no Brasil. A família, por exemplo, mora no Sector 33). No Sector 1 fica a Mão que é o símbolo da cidade. Tiramos algumas fotografias, compramos pizza e regressamos à casa. Por norma, às 21h as pessoas encontram-se em casa. Bares, restaurantes e lojas estão encerrados. Alguns restaurantes porém podem fechar às 22h.

Depois de jantar, fomos à casa das vizinhas e dançamos Bhangra, um ritmo típico da região do Punjabi, com um swing e coreografias únicas! Na verdade, aprendi a dançar um  pouco de Bhangra com elas.



Sem comentários:

Enviar um comentário